Vantagens e desvantagens de comprar um apartamento na planta

Compartilhe

Quando chega o momento de adquirir a casa própria você percebe que há diversas opções no mercado imobiliário para tornar seu sonho realidade: comprar terreno para construir, imóvel novo, usado ou apartamento na planta. Cada possibilidade apresenta suas vantagens e desvantagens, cabendo ao comprador avaliar qual é o melhor investimento.

Comprar apartamento na planta é uma opção bem atrativa para quem planeja começar a construir seu patrimônio. A principal vantagem está no valor mais baixo e na flexibilidade de pagamento, mas o comprador deve estar ciente dos riscos de comprar um imóvel ainda em fase de construção. Será que esta é a melhor opção para seu imóvel próprio?

O que deve ser considerado na hora de comprar um apartamento na planta:

Vantagens:

1 — Comprar apartamento na planta é mais barato

É muito comum que as construtoras pratiquem preços mais em conta para vendas de imóveis no período antes ou nos estágios iniciais da construção. Afinal, a empresa precisa de capital para pagar a edificação e financiamentos feito com bancos. Assim, com uma boa negociação é possível assinar contrato com o valor 20% abaixo do que seria vendido o imóvel pronto. Mas fique atento às taxas e juros que serão cobrados.

2 — É possível negociar mudanças no imóvel

Uma grande vantagem de comprar apartamento na planta é a possibilidade de personalizar o imóvel, mudando características no momento da construção, sem precisar de uma reforma posterior. Negociando com a construtora, é possível colocar piso diferente do estabelecido em contrato, balcões, trocar pias, entre outras mudanças.

3 — Instalações modernas

Sendo o primeiro dono do imóvel, você tem a garantia que todas as instalações hidráulicas, elétricas e estruturais são novas e, assim, terá menos gasto com manutenção nos primeiros anos. Além disso, a arquitetura e planta do prédio são adequados para as necessidades de atuais, por exemplo, com mais tomadas nos cômodos e aproveitamento da luz natural.

4 — Quando pronto, o imóvel estará mais valorizado

Como a compra no apartamento na planta sai com valor mais em conta, quando o imóvel ficar pronto, provavelmente irá ser avaliado em uma quantia maior. Para garantir o bom negócio, pesquise sobre o bairro do empreendimento para verificar o histórico de valorização dos imóveis, se há investimento público no local, presença de comércios e incidência de violência.

Desvantagens:

1 — Lembre-se dos juros e correções que serão cobrados

O valor de compra é, de fato, mais barato ao comprar apartamento na planta, mas atente-se às letras miúdas dos contratos que definem sobre juros e taxas que serão cobradas durante e após a entrega das chaves. Em geral, o plano de pagamento para este tipo de imóvel é dividido em: entrada (de 20% a 30% do valor total), podendo ser pagas em parcelas corrigidas pelo Índice Nacional de Custos da Construção (INCC) até a entrega das chaves; o restante do montante pago a vista ou por financiamento bancário. Faça simulações para verificar o valor final compensará o compromisso a longo prazo.

2 — Atraso na entrega

É comum que haja no contrato de compra e venda uma cláusula que permite o atraso de até 180 dias na entrega do empreendimento sem que a construtora tenha que pagar multas. Esse item gera muita discussão, pois, há jurisprudências que favorecem e contrapõe essa disposição. O fato é que atrasos na entrega de obras não são raros e todo o planejamento financeiro dos compradores pode sofrer com isto.

3 — Não entrega da obra

Apesar de raro, é possível que a construtora fique sem dinheiro para continuar as obras e declarar falência, cancelando, assim, a entrega das chaves. E para reaver o dinheiro investido, uma longa batalha judicial é travada. Assim, é melhor tentar se prevenir para que essa situação não aconteça com você. Procure saber sobre a idoneidade da empresa antes de fechar o contrato. Converse com pessoas que adquiriram outros empreendimentos da construtora e veja se houve contratempos. Veja também no Procon ou Reclame Aqui se há queixas e processos contra a empresa e avalie se é seguro continuar o negócio.

4 — Compromisso de longo prazo

O prazo médio para a entrega das chaves é de um a três anos. Assim, a decisão de comprar um apartamento na planta deve ser feita com a consciência de que é um investimento a longo prazo. Como citado anteriormente, optar por um imóvel na fase construção pode significar economia para o bolso, mas é ideal para quem não precisa do empreendimento com urgência. Se você planeja aumentar a família em curto prazo, mudar de cidade ou quer sair logo do aluguel, optar por esse tipo de empreendimento pode não ser a melhor opção.

Acompanhe o Dicas do Clube para ficar por dentro das novidades imobiliárias!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *