Os prós e contras de comprar uma casa mobiliada ou sem mobília

compra casa mobiliada ou sem mobíliaEncontrar o imóvel ideal exige muita procura e avaliação para decidir que tipo de negócio é mais vantajoso para suas necessidades. Antes de adquirir uma casa, é importante avaliar tamanho, localização, tempo de construção e custos manutenção do imóvel. Uma dúvida comum é: comprar uma casa mobiliada ou sem mobília?

As duas alternativas apresentam vantagens e desvantagens, de acordo com suas exigências. Comprar uma casa mobiliada é indicada para aqueles que gostam de praticidade e não têm tempo para procurar e adquirir novos móveis, uma vez que já vem equipado com os principais itens e eletrodomésticos. Contudo, é preciso ter consciência de que o investimento inicial será mais alto. O blog Dicas do Clube reuniu os principais pontos a serem considerados na hora de decidir comprar uma casa mobiliada ou sem mobília.

Vantagens de adquirir um imóvel mobiliado:

• Praticidade

Ao comprar uma casa mobiliada o novo morador terá poucas pendências para resolver antes de realizar a mudança, uma vez que o local já é equipado com os principais itens necessários para a moradia. Assim, sem precisar se preocupar em comprar móveis, a mudança pode ser rápida, sem necessidade de contratar serviços de frete. É uma ótima opção para quem precisa se estabelecer em pouco tempo em uma nova cidade.

• Menos custos com mudança

A organização logística para se mudar para um imóvel mobiliado é mais simples e rápida comparada com a mudança para um imóvel vazio. Os principais itens a serem empacotados são: vestuário, itens pessoais, utensílios domésticos, alimentos e materiais de limpeza da dispensa — ou seja, poucos ou nenhum móvel grande, reduzindo assim o espaço necessário para transporte. Desta forma, terá menos custo para o deslocamento de seus itens para o novo local e não precisará gastar com profissionais para a instalação e montagem de armários e eletrônicos.

• Menos gasto a curto prazo

A casa mobiliada já vem equipada com os principais itens necessários para o dia a dia, portanto, o novo morador não tem gastos para comprar eletrodomésticos ou móveis novos. É uma opção excelente para quem está de mudança para outra cidade, está saindo da casa dos pais ou casais que estão começando a vida juntos. Para aqueles que já tinham um lar mobiliado antes, não precisarão se preocupar se os móveis antigos vão se encaixar na nova casa e até poderá ganhar uma renda extra vendendo as mobílias antigas.

Desvantagens de comprar um imóvel mobiliado:

• Investimento inicial maior

A comodidade de adquirir um imóvel pronto para morar tem o seu preço. O investimento feito pelo primeiro proprietário com a compra de imóveis, armários e eletrodomésticos é incluído no valor de venda da casa. Além disso, o próprio fato de ser mobiliado já valoriza o imóvel perante o mercado. Assim, o valor gasto com uma casa mobiliada será maior do que na compra de um imóvel vazio.

• Móveis e decoração podem não agradar

Por um lado, não ter o trabalho de procurar e comprar móveis é bastante prático. Porém, a mobília escolhida pode não ser do total agrado do novo morador. O proprietário, geralmente, escolhe itens de estilo básico para não carregar o ambiente ou deixa a decoração utilizada por ele anteriormente. Em ambos os casos, o novo morador pode se incomodar com as mobílias não escolhidas por ele, influenciando sua decisão de compra.

• Mobília velha ou com defeitos

Ao visitar e avaliar casas mobiliadas, verifique o estado dos móveis e eletrodomésticos antes de efetuar a compra. Teste as portas dos armários, funcionamento de itens eletrônicos, condição de sofás, camas e estantes. Adquirir móveis em mal estado pode acarretar custos futuros de manutenção ou troca, fazendo o investimento no imóvel mobiliado, mais caro que casas vazias, não valer a pena.

Acompanhe o Dicas do Clube para ficar por dentro das melhores dicas imobiliárias de Santa Catarina!