Conselhos para facilitar sua busca por um imóvel pela internet

Há tempos que o modo como as pessoas procuram casas e apartamentos para comprar ou alugar mudou. A internet facilitou o acesso à informação e tornou-se um grande aliado aos jornais de classificados e folhetos de lançamentos imobiliários. De acordo com o Google, 71% das pessoas começam a busca por um imóvel pela internet. Para acompanhar a demanda do público, o mercado imobiliário tem se adaptado à nova realidade e está cada vez mais presente no mundo virtual.

A decisão de optar pela procura de imóvel pela internet está ligada à praticidade e agilidade. Conferir catálogos de ofertas no momento que quiser é muito atrativo para o consumidor, principalmente se vier com informações completas como fotos do local, valores de condomínio e Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). O blog Dicas do Clube traz conselhos essenciais para tornar sua busca ainda mais otimizada.

• Defina seus parâmetros de busca

Antes de começar a buscar seu imóvel pela internet, é importante definir alguns pontos que irão nortear suas pesquisas. Analise suas finanças e veja qual o orçamento disponível para o investimento e o tipo de negociação mais conveniente para seu bolso (compra a vista, financiada ou aluguel).

Pense nas características básicas da casa ou apartamento, como número de quartos, banheiros, tamanho do imóvel e vagas na garagem. Considere também as infraestruturas essencial para seu dia a dia, como presença de comércio, escolas, farmácias e facilidade de deslocamento para definir a região que mais lhe interessam. Com esses critérios estabelecidos, sua busca será mais focada e otimizada.

• Conheça o valor médio do m² da região desejada

O mercado imobiliário tem a liberdade de determinar os valores de venda de casas e apartamentos, mas, geralmente, imóveis com metragem e infraestrutura semelhantes também tem preços parecidos. Ao encontrar imóveis com avaliação muito abaixo da quantia praticada na região ou com descontos exorbitantes, desconfie e tenha precaução para prosseguir com o negócio. A promoção pode ser apenas uma jogada de marketing para chamar a atenção de interessados.

• Aposte em portais imobiliários

Existem centenas de imobiliárias e corretores autônomos, cada um com catálogos diferentes. Acessar e configurar os filtros de pesquisa em cada um dos sites consome tempo e paciência. Para facilitar ainda mais sua busca por imóvel pela internet, os portais imobiliários reúnem em um só lugar ofertas de construtoras, imobiliárias e corretores, com as informações básicas de cada propriedade e canais de comunicação para contato. Há portais de abrangência nacional e também de nicho regional, como é o caso do Clube Imóvel, que é focado no mercado catarinense. Assim, é possível ter um panorama das ofertas disponíveis para negócio de forma facilitada.

• Pesquise sobre a credibilidade da imobiliária ou corretor autônomo

Em qualquer tipo de compra esteja seguro com quem está negociando. A internet não está livre de pessoas mal intencionadas que criam anúncios e sites falsos na intenção de aplicar golpes, por isso, verifique a credibilidade do site ou anunciante antes de passar qualquer informação pessoal. Para se cadastrar em portais ou sites de imobiliárias, pesquise primeiro sobre a empresa, há quanto tempo está na atividade e se possui outros meio de comunicação oficiais (facebook, e-mail, telefone válido). Quando o anunciante é um corretor autônomo, é imprescindível verificar que o mesmo possui registro no Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI), órgão que regulariza a atuação do profissional.

Acompanhe semanalmente o blog Clube do Dicas para tirar todas suas dúvidas sobre compra e aluguel de imóveis.